Manual
|
|
Um manual que visa a aquisição de uma sensibilidade artística, pelo contacto e apreciação crítica da obra visual. Apresenta sempre os conceitos estruturantes, necessários à compreensão do fenómeno artístico. |
|
Promove a aquisição de uma cultura visual pela: |
|
- escolha criteriosa de obras, as quais respeitam a estrutura formal e a representatividade dos conteúdos, bem como têm em conta a sua capacidade para interpelar o aluno.
|
|
|
- aplicação em contexto, na obra visual, dos conteúdos. Fomenta, assim,
o conhecimento assente na obra de arte. |
|
Pauta-se: |
|
- pelo cumprimento escrupuloso do programa: os conteúdos encerram sempre o conjunto dos conceitos estruturantes trabalhados de forma precisa.
|
|
|
- por uma relação explícita com a sociedade denotando, assim,
a transversalidade prática e próxima da disciplina
à sociedade. |
|
|
- pela objetividade, não contendo elementos que dispersem o aluno e com
a sistematização do que é estruturante (recorre frequentemente a esquemas conceptuais). |